terça-feira, 4 de julho de 2017

Linguagens e Matemática



Linguagens e Matemática

         Atualmente é possível notar que muitos de nossos alunos estão tendo muita dificuldade de interpretar problemas, dizendo não entender a situação que lhes foi proposta, recusando-se a pensar sobre a questão e insistindo para que indiquemos o que devem fazer para chegar à resposta desejada. Quem trabalha como professor sabe o quanto é importante a língua portuguesa caminhar lado a lado com a língua matemática. Muitos professores tentam entender as dificuldades dos alunos, passando a pedir-lhes que realizem a leitura dos problemas em voz alta, o que os leva a descobrir que muitos não leem os problemas com fluência e não respeitam os sinais de pontuação, o que certamente contribui para suas dificuldades em interpretá-los. As dificuldades dos alunos na leitura e compreensão dos problemas levam-nos a compreender que nem sempre os alunos entendem o que os professores de Matemática ou os livros querem lhes comunicar. Daí é que chegamos à conclusão de que essas duas disciplinas se completam, mesmo sendo opostas. Por isso é importante que o professor de Língua Portuguesa trabalhe com muita leitura (silenciosa, oral e compartilhada), com uso de dicionários para identificação das palavras desconhecidas e atividades criativas de interpretação. Isso contribuirá para que os alunos consigam desenvolver atividades simples de matemática que muitas vezes parecia ser impossível de resolver e que com uma boa interpretação tornam-se claras e objetivas.
Segue abaixo um link para acesso a um texto complementar que trata de Linguagens, Matemática e Comunicação:
Segue abaixo um link para acesso a uma vídeo aula de como interpretar problemas matemáticos utilizando a língua portuguesa:
Nesta aula o professor demonstra de forma simples como podemos interpretar equações utilizando a interpretação textual para que o exercício se torne mais compreensivo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário