Linguagens e Matemática
Atualmente é possível notar que muitos
de nossos alunos estão tendo muita dificuldade de interpretar problemas, dizendo
não entender a situação que lhes foi proposta, recusando-se a pensar sobre a
questão e insistindo para que indiquemos o que devem fazer para chegar à
resposta desejada. Quem
trabalha como professor sabe o quanto é importante a língua portuguesa caminhar
lado a lado com a língua matemática. Muitos
professores tentam entender as dificuldades dos alunos, passando a pedir-lhes
que realizem a leitura dos problemas em voz alta, o que os leva a descobrir que
muitos não leem os problemas com fluência e não respeitam os sinais de
pontuação, o que certamente contribui para suas dificuldades em interpretá-los.
As dificuldades dos alunos na leitura e compreensão dos problemas levam-nos a
compreender que nem sempre os alunos entendem o que os professores de
Matemática ou os livros querem lhes comunicar. Daí é que chegamos à conclusão
de que essas duas disciplinas se completam, mesmo sendo opostas. Por isso é
importante que o professor de Língua Portuguesa trabalhe com muita leitura
(silenciosa, oral e compartilhada), com uso de dicionários para identificação das palavras
desconhecidas e atividades criativas de interpretação. Isso contribuirá para
que os alunos consigam desenvolver atividades simples de matemática que muitas
vezes parecia ser impossível de resolver e que com uma boa interpretação tornam-se claras e objetivas.
Segue abaixo um link para acesso a um texto complementar que trata de Linguagens, Matemática e Comunicação:
Segue abaixo um link para acesso a uma vídeo aula de como interpretar problemas matemáticos utilizando a língua portuguesa:
Nesta aula o professor demonstra de forma simples como podemos interpretar equações utilizando a interpretação textual para que o exercício se torne mais compreensivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário